Por muito tempo se propagou um discurso que associava prosperidade a pecado. Atualmente, a lógica se inverteu. Cultua-se desproporcionalmente a prosperidade. Todos os dias milhões de pessoas acordam e dormem apenas pensando em bens materiais. Outros valores éticos e morais ficam esquecidos. Esse é o lado negro da ambição.
Ter ambição não é ruim. Não deve ser desencorajado. Pelo contrário, convém a esperança de renovação, de almejar melhorar sua própria vida.
Contudo, ambição sem ética, sem valores morais, nos empurra para o abismo do orgulho e do egoísmo e nos torna pessoas materialistas, que tendem a desprezar outras pessoas e só visar o benefício próprio. Essa é a opção mais fácil e que faz tantas vítimas.
Devemos sim ter ambições de melhorarmos sempre. Mas não apenas materialmente. Por que não ambicionar nos tornarmos pessoas melhores, mais justas, mais gentis, mais humildes, mais amáveis, mais caridosas, mais inteligentes? Se nos empenharmos nisso, quando a prosperidade material chegar, saberemos dar bom uso a ela, sem nos tornarmos escravos dos bens passageiros que deveriam nos servir para melhorar o mundo.
A ambição pode ser uma força poderosa para transformar positivamente a vida, desde que ela não sufoque o que há de melhor em nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário